sexta-feira, 25 de junho de 2010

Dificuldades de Aprendizagem

Está na moda dizer que as crianças tem problemas de aprendizagem, Hiperatividade, dislexia, e distúrbios. Porém, necessita-se de maior aprofundamento sobre o assunto para que se possa em primeiro lugar distinguir problemas, fracassos, dificuldades, síndromes, etc.
Nada mais angustiante para os pais do que se defrontar com a situação dos filhos que não aprendem a ler e a escrever no mesmo ritmo que as outras crianças.
Sente-se a necessidade de compreender o “não aprender” dentro de uma relação abrangente (família, escola, meio social), ou como uma “epidemia” onde a origem do problema de aprendizagem se ancora na família e na escola, logo, precisamos urgentemente tirar o foco da criança. Na maioria dos casos, a origem da dificuldade não está na estrutura individual, mas tem a ver com a rede de vínculos familiares e sociais que se entrecruzam a partir de uma estrutura individual.
Quando a criança apresenta um sintoma, é porque algo não vai bem. Pode ser uma forma de desviar a atenção de um casamento em crise de seus pais; o fato de ser “abandonada” pelo pai ou pela mãe; alcoolismo e drogas na família; negligência, super-proteção, enfim, fatores emocionais que acabam influenciando o processo do não aprender.
São inúmeros os motivos pelos quais a criança pode  estar por um momento deixando de aprender ou apresentando Fracasso Escolar. Casos como desnutrição nos primeiros anos de vida; problemas de saúde; déficits de audição, visão, atraso na linguagem e na fala devem ser trabalhados, se possível, preventivamente.
A escola precisa estar atenta a todos estes fatores, precisa rever continuamente a metodologia aplicada e investir na formação continuada de seus professores. Como afirma Alícia Fernández “ para que a criança possa aprender, nós devemos deixá-la ensinar, da mesma forma para que aquele que ensina (professor) possa ensinar, devemos deixá-lo aprender.”
Professores e profissionais da educação. Deverão sempre dar um encaminhamento aos profissionais qualificados, e, nunca dar diagnósticos (professor e escola) para os alunos, o que muitas vezes causa os chamados rótulos nos alunos e o desespero dos pais.
Léo Buscaglia acredita que o professor precisa se transformar urgentemente em professor afetuoso, precisa colocar açúcar e afeto na sua prática, despertar o aluno para o desejo de aprender, se interessar por ele, rir, chorar, tocar, abraçar, olhar nos olhos e qualificar sua presença.
A importância do educador está em observar, escutar os gritos de pedido de socorro que nossa crianças demonstram, quase sempre em forma de sintoma, e nos diz Alícia Fernández: “ que a libertação da inteligência aprisionada dar-se-á através do encontro com o perdido prazer de aprender. Muitas vezes, uma criança precisa ser encaminhada para um profissional alheio à escola, para resgatar este prazer, envolvendo o profissional, a família e a escola.’
O trabalho com a criança ou adolescente que apresenta dificuldades na escola, sob forma de sintoma ou problema, busca resgatar o saber que a criança tem e não se dá conta que tem e propiciar autoria de pensamento, dar espaço e voz para ouvir o que a criança tem a dizer.
Precisa-se sempre em qualquer forma de fracasso ou problema de aprendizagem, buscar o desenvolvimento dos aspectos sadios da família e da criança, e, num encaminhamento, uma fonte inesgotável de recursos,
A principal função de nós educadores é investir e acreditar no resgate da espontaneidade e da alegria, e, no prazer de fazer sentir-se uma criança única, original, interessante, recuperando a auto-estima perdida pelas cobranças diante de insucessos.

Patrícia Aparecida Pedroso
Psicopedagoga Clínica e Escolar
ABPp Nacional 11295, ABPp-SC 322

2 comentários:

  1. Patrícia,
    Acompanharei de perto o seu blog ,pois estamos precisando aqui na Escola Casa Dos Girassóis de artigos que tratem deste assunto tão discutido e pouco entendido: "
    APRENDIZAGEM".

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  2. Oi Graca
    que bom, vou postar mais alguns...só me sobrar um tempinho. este é o assunto que eu mais gosto de escrever..heheehhe
    Conte comigo.....

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