Educadora da Unoesc Videira ministra curso em São Miguel do Oeste
A professora da Unoesc campus de Videira, Patrícia Aparecida Pedroso, participou como palestrante em curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.
O evento foi realizado no dia 27 de março do corrente ano, no município de São Miguel do Oeste, com a participação de 450 professores. A educação especial na perspectiva inclusiva, sob o tema alternativas de trabalho para uma escola feliz foi o eixo trabalhado pelos educadores.
A formação abordou as áreas de educação em direitos humanos, educação especial, o campo, ambiental e educação para as relações étnico-raciais, com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento inclusivo voltado à valorização das diferenças e da diversidade, contribuindo para a sustentabilidade socioambiental e a efetivação de políticas públicas transversais e interssetoriais.
Patrícia foi convidada pela Secretaria de Educação
de São Miguel do Oeste, município polo da Educação Inclusiva, em parceria com a
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
(SECADI), promotoras do curso.
-O evento foi maravilhoso, cheio de alegria e vontade de construir educação. O clima de nosso trabalho com estes professores foi no sentido de evidenciar as virtudes em sala de aula como amorosidade, respeito, tolerância, cooperação, documentação, disponibilidade para mudar, e desejo de evoluirmos enquanto seres humanos, em direção a uma sala de aula mais feliz, mais esperançosa e permeada pela humildade e solidariedade na busca de resgatar o desejo de aprender dos alunos - respalda a professora Patrícia.
O secretário de Educação de São Miguel do Oeste, Juarez da Silva, durante o curso, fez menção à importância do trabalho apresentado, e mostrou-se empolgado com as possibilidades de novas construções de trabalho em sala de aula.
-Confesso que voltei de lá realizada como ser humano, como professora e palestrante. O trabalho desenvolvido pelos professores nas oficinas por mim propostas, trouxe a certeza que mudar e construir é possível. Como afirma Paulo Freire, "a alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria" - finaliza.