terça-feira, 16 de novembro de 2010

VII ENCONTRO CATARINENSE DE PSICOPEDAGOGIA NA CIDADE FLORIANÓPOLIS-SC

Fiquei muito feliz com o que encontrei no VII ENCONTRO CATARINENSE DE PSICOPEDAGOGIA com o tema A PSICOPEDAGOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES.

Foi um encontro muito bem organizado, com palestras e oficinas muito legais. A diretoria está de parabéns, em cada detalhe. Sei o quanto é difícil a organização de um evento, por isso quero registrar minha satisfação.

Neste encontro percebi uma vontade muito grande de todos pela construção de uma psicopedagogia forte e atuante.

Temos uma missão fantástica, embora difícil, que é a de conhecer cada vez mais os caminhos da aprendizagem humana.

Nossas posições devem convergir para que as crianças brasileiras tenham uma educação de qualidade, comprometida, como disse o educador Freinet, em formar homens e não alunos simplesmente.

Sendo assim, alguns paradigmas precisam ser quebrados. Um deles, é de que o fracasso escolar é uma questão médica, quando na verdade, é uma questão pedagógica. Criar patologias no cotidiano escolar é justificar a ineficácia do sistema de ensino transferindo a responsabilidade para os ambulatórios psiquiátricos e neurológicos. Neste ponto precisamos cravar a bandeira da psicopedagogia.

Outro paradigma é a questão currícular. A psicopedagogia tem muito a contribuir nesse sentido. Vimos durante nosso encontro, que Gardner nos alerta para as inteligências múltiplas sugerindo currículos que devem se adequar às necessidades daquele que está aprendendo. O apostilamento e a supervalorização de determinadas disciplinas em detrimento de outras, resulta na frustração daqueles com inteligências apontadas para outra direção.

Quando os psicopedagogos se encontram, o leque do conhecimento se abre, e as possibilidades se multiplicam. Foi muito bom estar com tanta gente alegre e entusiasmada com o saber. Pudemos perceber claramente os Idiomas do Aprendente como fala Alícia Fernandez.

E como diz Rubem Alves, a Psicopedagogia deve nascer na nossa alma, deve nascer do amor.

Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles. Rubem Alves

Parabéns pelo evento Albertina e toda a diretoria da ABPPp-SC, e obrigada pela atenção que tens dado aos profissionais de Santa Catarina.
PARABÉNS MESMO.
Até o próximos evento!!!

Patrícia Aparecida Pedroso

ABPp-SC 322

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Patrícia profere palestra no VII Encontro Catarinense de Psicopedagogia em Florianópolis-SC

Tema- As Inteligencias Múltiplas sob o Olhar da Psicopedgogia

A partir dos estudos sobre aprendizagem, surgem os conceitos elaborados por Howard Gardner. Contrariando os conceitos tradicionais, estabeleceu critérios para a identificação dos talentos que tornam-se inteligências. O olhar psicopedagógico sobre as inteligências múltiplas, abre caminhos para a construção do conhecimento, através da valorização das habilidades presentes na infância e adolescência que permitem as escolhas futuras e determinam a modalidade de aprendizagem de cada ser humano.










.